Instituto Pensar - ‘E se mortos pela Covid fossem seus vizinhos?’: mapa interativo dimensiona epidemia

‘E se mortos pela Covid fossem seus vizinhos?’: mapa interativo dimensiona epidemia

por: Nathalia Bignon 


(Foto: Reprodução)

O Brasil alcançou a marca dos 100 mil mortos pela Covid-19 no último sábado (8), pouco menos de cinco meses depois do primeiro óbito pelo coronavírus ser registrado no país, em março deste ano

Se todos os mortos no Brasil fossem seus vizinhos, seu bairro provavelmente desapareceria do mapa. Dependendo da sua localização, é possível que até a sua cidade sumisse, inteiramente.

Diante das resistência de muitos brasileiros em dimensionarem a devastação causada pela doença – já que os surtos da Covid‑19 no país se concentram em algumas regiões metropolitanas -, uma parceria firmada entre o Google News Initiative e a Agência Lupa decidiu mostrar o que aconteceria caso todas as mortes registradas no país acontecessem ao redor do endereço de usuários.

Leia também: ONG faz ato em Copacabana pelos quase 100 mil mortos por Covid no Brasil

A reportagem interativa mostra qual seria o raio da devastação caso o epicentro da epidemia no Brasil fosse a casa do leitor. Para tornar a dimensão dessas perdas mais palpável, o site utiliza a localização do usuário, dados do Censo de 2010 e mapas de rua.

"Ao prosseguir, você vai ver um círculo ser desenhado ao redor do seu local: todas as pessoas que moram nessa área deixariam de existir. Até onde iria a devastação?”, explica o site, ao mesmo tempo em que questiona o internauta.

O raio de mortes exibido ao redor do usuário depende da localização apontada e da quantidade de pessoas que vivem próximas a você. Para definir o tamanho desse raio, o aplicativo usa a população que vive dentro de cada setor censitário do país. Estes setores são pequenos blocos territoriais definidos pelo IBGE.

Alguns setores representam prédios de uma cidade. Outros, quadras ou bairros. No último censo, em 2010, o IBGE contou quantos moradores havia em cada uma dessas áreas. Assim, cada ponto no mapa representa uma pessoa que vive naquela região.

O aplicativo soma a população dos setores censitários ao seu redor até atingir um número próximo ao total de mortes pela Covid‑19 no país.

Usamos número de óbitos divulgado pelo Brasil.io, grupo de voluntários que tem reunido dados dos boletins epidemiológicos estaduais desde o início da pandemia.

A metodologia completa envolve desenhar raios crescentes, calcular interseções e fazer estimativas estatísticas.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: